quinta-feira, 13 de março de 2008

005 - Um hall de entrada e o SU Podium.


Caros leitores, esta imagem foi produzida em setembro de 2007. Foi apenas um teste que fiz com o programa de iluminação SU Podium. O Podium, a meu ver, é um programa muito simples e fácil de se aprender, mas com pouquíssimos recursos e muito lento nas renderizações de alta resolução. Quando descobri que havia saído o V- Ray for SketchUp, mais ou menos na mesma época, setembro de 2007, desisti de vez de continuar a testá-lo.
A imagem acima tem duas falhas principais. Uma no canto inferior à esquerda que ficou um pouco escuro e outra no teto que ficou com uma mancha clara perto dos focos de luz. Seria muito simples corrigí-las, mas não tive paciência. Bastaria colocar uma luz omni fraca atrás das poltronas à esquerda e retocar o teto no Photoshop.
O mobiliário com exceção das mesas, é Le Corbusier puro. O abat-jour, os focos do teto e os móveis citados, foram baixados gratuitamente do 3d Warehouse, que pode ser visitado a partir deste blog no ítem Sites / SketchUp.
Aliás, aconselho a todos os arquitetos e estudantes de arquitetura interessados no SketchUp a visitarem os Blogs: andeciuala e arqpadao que estão no ítem Blogs / SketchUp deste Blog.
Andeciuala Araujo Nobre é designer de 3d e professor. É de Goiás (terra de minha mãe) da cidade de Formosa e está lançando um dvd com um Curso do programa V-Ray for SketchUp. Pelo seu Blog e pelos comentários e emails que ele me manda, dá para perceber que ele sabe muito, muito mesmo !!!, sobre o SketchUp e o V-Ray.
Fernando Padão do arqpadao, é um arquiteto gaúcho de Porto Alegre, que tem um trabalho muito interessante usando o SketchUp sem renderização, com projetos e imagens extremamente elegantes.
Os dois têm me apoiado muito com seus emails e comentários.
No blog do Fernando estou lá na lista dos ¨Loucos por SketchUp¨.
O ¨pior¨ é que é verdade !!!
Até a próxima,

Santa Teresa, Rio de Janeiro, 13 de março de 2008.

4 comentários:

  1. Maravilha Zé!!!
    Minha casa é toda em tijolo maciço aparente...já deu para ver , pelo seu desenho , que la ficará muito charmosa !!!

    Abraços

    José Luiz Galvão

    ResponderExcluir
  2. Ola Maurício, só hoje vi seu comentário a meu respeito na matéria, muito obrigado pela atenção, e te confesso que achei muito engraçada tua observação sobre "loucos por Sketchup" sabes, não tinha me dado conta ainda do "peso" detes titulo, mas eu me sinto assim mesmo, embebeçido por esta cachaça.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Mestre, como vai?
    Moro em São Paulo e trabalho com AutoCAD há algum tempo. Tenho me interessado bastante pelas Maquetes Eletrônicas. Poderia me informar alguma escola onde eu possa aprender o ofício?
    Parabéns pelo belo trabalho.
    Abraços.
    Maicon Max.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de informar meu e-mail para retorno: maicon-max@uol.com.br

    ResponderExcluir